|
Olá amigos.
Associei-me esta semana ao clube e apenas recentemente pude ler este tópico sobre pneus no uno.
A início, vou me desviar rapidamente do foco da minha questão para, como membro dessa comunidade, comentar a observação do Celsopenajr.
- Sou engenheiro de sistemas (desenvolvo softwares) e sou apaixonado por carros. Logo, tenho todos os argumentos para afirmar que o surgimento de comunidades como a nossa proporcionaram, além do prazer de estarmos juntos, o aperfeiçoamento das nossas técnicas no trato dos nossos “carrinhos”. Assim, além do reconhecimento a esta constatação, deve-se também valorizar com respeito o “uso” da atenção de tantas pessoas. Nós...
- CONCORDO PLENAMENTE COM VOCÊ Celso.
Agora, voltando ao que é “bão”, já dei uma olhada no link que o LC indicou neste tópico e em outros locais neste site, e não observei nada que abordasse o assunto “pneus” de maneira mais abrangente e que pudesse me solucionar algumas dúvidas imediatas. Meu uno veio com 165/70-13 nas 4 rodas e vou precisar trocá-los para a vistoria no Detran. Eu sei de unos que rodam com 175/70-13 e seus donos estão felizes da vida. Também sei das variações nas baixas e nas altas velocidades que estas diferenças podem produzir, considerando a medida original do meu uno (145/80-13) . Assim, sabendo que a teoria só é válida quando é aplicável na prática, me deparei com as seguintes indagações :
- O pneu 175/70-13 é +2.31% maior que o original na circunferência e um outro “tanto %” maior na largura. Esta configuração, apesar das alterações provocadas pelas diferenças, produz um resultado bastante satisfatório e, por isso, é conhecida e utilizada.
Acontece que estou seriamente “tentado” a colocar rodas 14.
- O pneu 185/60-14 tem essa mesma diferença em +2.74%. Contudo, tem largura maior que o 175/70-13. A largura causaria maior atrito no solo e a maior circunferência ofereceria ganho nas velocidades mais elevadas. São prós e contras que, ao meu ver, se compensam.
- O pneu 185/55-14 tem essa diferença reduzida pra -0.55%, o que, tecnicamente, seria considerado um percentual desprezível em comparação ao original. Conservariam-se assim as mesmas relações de velocidades do original e o mesmo atrito no solo que o 185/60-14. Esta, a princípio, seria a minha opção.
Alguém já utilizou o 185/60-14 no uno e pode comentar ?
Alguém já utilizou o 185/55-14 no uno e pode comentar ?
Alguém já utilizou o 175/65-14 (+3.72%) no uno e pode comentar ?
Só pra constar...
Já vi alguns unos aqui no RJ e em SP com essas configurações e sei que são aplicáveis. A dúvida gira em torno dos possíveis resultados para cada uma delas. Refiro-me a possibilidade de desgaste prematuro de borrachas e outros componentes da suspensão, da dirigibilidade, da estabilidade etc...
Enfim, alguém já experimentou alguma dessas configurações e poderia dar “uma luz” ?
_________________ Mille Eletronic 1993
|