FIAT CLUBE

FIATS ARE FASTER THAN YOU THINK
Hoje é Qui Set 09, 2010 3:24 pm

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 5 Mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Diferenças entre Milles
MensagemEnviado: Qua Jan 14, 2009 2:25 pm 

Data de registro: Qua Jan 14, 2009 1:06 pm
Qual a diferença entre consumo de combustível e pneus do Mille Fire Economy 1.0 Flex e Mille Way Economy 1.0 Flex?

Assunto do Tópico: Re: Diferenças entre Milles
MensagemEnviado: Qui Jan 15, 2009 7:25 pm 

Data de registro: Dom Abr 15, 2007 12:55 pm
As informações sobre o Fire Economy e Way Economy que consegui coloquei no seguinte tópico:
viewtopic.php?f=5&t=1977

PNEUS
Na versão Fire Economy, novos pneus 165/70 r13, com banda de rodagem projetada para redução de resistência ao rolamento, polímeros de última geração que permitiram redução de 5% no peso, promovem 30% na redução de resistência ao rolamento. Na versão Way pneus 175/70 R13.

A relação direta de economia não sei dizer, mas se for trocar de pneu buscando maior economia procure esses novos pneus. Vale a pena.

MensagemEnviado: Dom Fev 21, 2010 8:25 pm 

Data de registro: Qui Fev 11, 2010 9:22 am
Olá amigos.

Associei-me esta semana ao clube e apenas recentemente pude ler este tópico sobre pneus no uno.

A início, vou me desviar rapidamente do foco da minha questão para, como membro dessa comunidade, comentar a observação do Celsopenajr.

- Sou engenheiro de sistemas (desenvolvo softwares) e sou apaixonado por carros. Logo, tenho todos os argumentos para afirmar que o surgimento de comunidades como a nossa proporcionaram, além do prazer de estarmos juntos, o aperfeiçoamento das nossas técnicas no trato dos nossos “carrinhos”. Assim, além do reconhecimento a esta constatação, deve-se também valorizar com respeito o “uso” da atenção de tantas pessoas. Nós...

- CONCORDO PLENAMENTE COM VOCÊ Celso.

Agora, voltando ao que é “bão”, já dei uma olhada no link que o LC indicou neste tópico e em outros locais neste site, e não observei nada que abordasse o assunto “pneus” de maneira mais abrangente e que pudesse me solucionar algumas dúvidas imediatas. Meu uno veio com 165/70-13 nas 4 rodas e vou precisar trocá-los para a vistoria no Detran. Eu sei de unos que rodam com 175/70-13 e seus donos estão felizes da vida. Também sei das variações nas baixas e nas altas velocidades que estas diferenças podem produzir, considerando a medida original do meu uno (145/80-13) . Assim, sabendo que a teoria só é válida quando é aplicável na prática, me deparei com as seguintes indagações :

- O pneu 175/70-13 é +2.31% maior que o original na circunferência e um outro “tanto %” maior na largura. Esta configuração, apesar das alterações provocadas pelas diferenças, produz um resultado bastante satisfatório e, por isso, é conhecida e utilizada.

Acontece que estou seriamente “tentado” a colocar rodas 14.

- O pneu 185/60-14 tem essa mesma diferença em +2.74%. Contudo, tem largura maior que o 175/70-13. A largura causaria maior atrito no solo e a maior circunferência ofereceria ganho nas velocidades mais elevadas. São prós e contras que, ao meu ver, se compensam.

- O pneu 185/55-14 tem essa diferença reduzida pra -0.55%, o que, tecnicamente, seria considerado um percentual desprezível em comparação ao original. Conservariam-se assim as mesmas relações de velocidades do original e o mesmo atrito no solo que o 185/60-14. Esta, a princípio, seria a minha opção.

Alguém já utilizou o 185/60-14 no uno e pode comentar ?

Alguém já utilizou o 185/55-14 no uno e pode comentar ?

Alguém já utilizou o 175/65-14 (+3.72%) no uno e pode comentar ?

Só pra constar...

Já vi alguns unos aqui no RJ e em SP com essas configurações e sei que são aplicáveis. A dúvida gira em torno dos possíveis resultados para cada uma delas. Refiro-me a possibilidade de desgaste prematuro de borrachas e outros componentes da suspensão, da dirigibilidade, da estabilidade etc...

Enfim, alguém já experimentou alguma dessas configurações e poderia dar “uma luz” ?

MensagemEnviado: Seg Mai 03, 2010 9:59 pm 

Data de registro: Dom Abr 18, 2010 10:41 pm
Olá Marcos , associei-me recentemente ao clube , e estava lendo seu tópico,

Eu sei de unos que rodam com 175/70-13 e seus donos estão felizes da vida.

Eu sou um caso átipico , tenho uma ELBA 1.6 ie 95 , minhas rodas são de liga original, e os pneus 165/70 R13, na troca anterior substituí por 175/70 R13 , e não gostei do resultado, o carro ficou mais pesado na arrancada, e com chuva senti que aquaplana mais , mesmo usando GPS DURAPLUS que tecnicamente corta mais água que o GPS 3 (MODELO QUE USAVA ANTERIORMENTE), outro inconveniente apareceu ao esterçar , o pneu encosta na chapa de proteção lateral do motor, e qndo em velocidade alta ao passar em solavanco o pneu traseiro raspa na carroceria. Resumindo, pra min não foi legal , semana passada os pneus estavam proximos ao TWI , e já sustituí pelo origianal 165. Quem sabe outras pessoas sejam mais felizes que eu com 175. Apropósito gostei do tópico " bem detalhado " parabéns.

É um prazer conhece-lo
Um abraço

carros que ja tive: 2X147 GL 79, 147 GLS 80, 147 L 81, 147 TOP 82, oggi CS 85, UNO 1.5R 89, UNO 1.6R 91, TEMPRA OURO 94, ELBA 1.6 IE 95(ainda tenho) , PALIO EL 1.5 96, TEMPRA HLX 97, UNO SMART 01, PALIO W. ELX 16V 02 (ainda tenho).
http://picasaweb.google.com/luzianodec

MensagemEnviado: Ter Mai 04, 2010 10:44 am 
Site Admin

Data de registro: Qua Abr 11, 2007 10:51 am
Realmente a diferença apesar de mínima é sim sentida na direção e no bolso, quando troquei as minhas 165 para atuais 175-70-13 o carro ficou mais lerdo nas acelerações e retomadas e passou a gastar mais, pouca coisa claro, mas plenamente perceptível.

Creio que carros com potência maior pode não fazer diferença, mas num 1.0 ........ :oops:

No final eu optei pelo 175 pelo maior grip nas frenagens, perde-se de um lado e ganha-se de outro, é sempre uma balança onde não existe ideal, o ideal é o uso que cada um dá ao veículo, como no meu caso ja havia passado alguns sustos com a falta de grip do 165 então a escolha foi fácil.

valeu

Ex: Uno 1.6R - Black
Ex na família: Pálio Week 1.6 16v - Stile; Marea Week; Pálio 1.0 MPI - ex; Uno Electronic
Panorama S; Fiat 147 Rallye

Com a FIAT há 21 anos.

Imagem

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 5 Mensagens ] 

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas