FIAT CLUBE

FIATS ARE FASTER THAN YOU THINK
Hoje é Qui Set 09, 2010 3:34 pm

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 12 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Motor sevel e sua história
MensagemEnviado: Sex Fev 26, 2010 6:24 pm 

Data de registro: Ter Mai 08, 2007 9:12 pm
O inicio

O motor Fiat Sohc (comando de valvula no cabeçote) muito conhecido pelos brasileiros como Argentino ou Sevel e na Argentina como motor Tipo, foi desenvolvido por um engenheiro chamado Aurelio Lampredi em 1968 e trazia como vantagens algumas caracteristicas muito raras em motores de sua época como cabeçote em liga de alumínio,acionamento do comando por correia dentada,comando de valvulas acionando diretamente as valvulas (sem balancins) e um pequeno curso da arvore de manivelas que lhe proporcionava um regime de rotação alto como os italianos da epoca muito gostavam.

0 Fiat128

Projetado por Lampredi p´empurrar um lançamento da fiat em 1969 chamado Fiat 128 assim começou a carreira desse motor,o 128 era um sedam compacto um pouco menor que nosso Fiat Premio e com uma cilindrada inicial de 1116 cc com curso de 55,5 mm e diametro de 80,5 era um bom motor p´epoca e tinha fama de inquebravel,depois vieram outras versões como a que equipou o fiat X1/9 um esportivo lindo até p´os dias de hoje e que no brasil teve uma replica chamada Dardo,sua cilindrada era de 1290 cc com curso de 55,5 e diametro de 86mm nos primeiros X1/9 e posteriormente 1498cc com diametro de 86,4 e curso de 63,9.
Infelizmente a nossa replica do X1/9 foi equipada com o fraco e nada esportivo motor Fiat Fiasa,deixa p´lá é assunto p´outro topico...

Após o Fiat X1/9 o motor sevel teve varias versões de cilindrada e equipou mais de 20 carros diferentes e ficou mais de 30 anos em linha de produção,vieram até versões esportivas turboalimentadas muito potentes p´ sua época .
Algumas versões são 1372 cc com curso de 67,4 e diâmetro de 80,5,1499 com curso de 63,9 e diâmetro de 86,4 e finalmente com curso de 67,4 com 86.4 de diâmetro de cilindro.

Alta rotação

Com um projeto nitidamente dedicado a altas rotações ele foi um dos motores 4 cilindros mais balanceados e com maior rendimento em sua época, mas seu grande trunfo era a durabilidade que hoje em dia esta em desuso.

Lembranças

Lembro bem de algumas viagens que fiz a nossos amigos Argentinos que tanto prezam pela durabilidade e notei que vários Dunas (Premio) uns até surrados e com muita idade ainda ostentavam em seu vidro traseiro um adesivo enorme dizendo +- assim Record intercontinental de resistência e abaixo desses dizeres um numero enorme em kilometros percorridos sem manutenções não me lenbro quanto ao certo mais precisaria de uma meia dúzia de motores atuais p´conseguir tal feito.

Sem duvida uma otima maquina
Projetado p´ rodar muito e além disso ter caráter esportivo esse motor tem historia....nao é apenas uma maquina copiada de outra ou de outro fabricante é certamente o ultimo motor Fiat de um carro colecionavel como X1/9.

O fim

Na decada de 90 o motor que tinha nascido p´girar ,ser esportivo e que muitas vezes ostentava de fabrica um weber 40 e comandos que beiravam 270 graus estava cada vez mais lento com carburadores pequenos e comandos de 228 graus que mal levavam suas rotações a 6000 rpm,depois vieram injeções eletrônicas de vários modelos como uma tentativa de ressucitar o valente motor que já não atendia mais as rigorosas normas de emissões.

Porem nada é eterno,seus dias passaram e eu não consegui acompanhar ao todo sua trajetória apenas tenho algumas lembranças , conheço historias e ouço um ou outro Brasileiro dizer esse é um baita motor ou algum Argentino velho dizer aca nada se rompe .

Assunto do Tópico: Re: Motor sevel e sua história
MensagemEnviado: Sex Fev 26, 2010 7:31 pm 
Site Admin

Data de registro: Qua Abr 11, 2007 12:17 am
fernandokfouri escreveu:
O fim
Na decada de 90 o motor que tinha nascido p´girar ,ser esportivo e que muitas vezes ostentava de fabrica um weber 40 e comandos que beiravam 270 graus estava cada vez mais lento com carburadores pequenos e comandos de 228 graus que mal levavam suas rotações a 6000 rpm,depois vieram injeções eletrônicas de vários modelos como uma tentativa de ressucitar o valente motor que já não atendia mais as rigorosas normas de emissões.
Porem nada é eterno,seus dias passaram e eu não consegui acompanhar ao todo sua trajetória apenas tenho algumas lembranças , conheço historias e ouço um ou outro Brasileiro dizer esse é um baita motor ou algum Argentino velho dizer aca nada se rompe .

O "filho mais novo" da família "Sevel" ainda vive no Linea 1.9 16v (na verdade 1.839cm³).

MensagemEnviado: Sex Fev 26, 2010 11:13 pm 

Sim flavio,mas esse é chamado de DOHC, é uma outra historia rsrs.

O DOHC sem duvida um baita motor e vamos ouvir falar muito dele ainda,vcj á ta fazendo uma parte da história aqui no Brasil, pois foi um dos pioneiros em adaptaçao em um uno .

abraço.

MensagemEnviado: Dom Fev 28, 2010 9:53 pm 
Site Admin

Data de registro: Qua Abr 11, 2007 10:51 am
Belo tópico Fernando, Parabéns !

Vou fixar.

valeu

Ex: Uno 1.6R - Black
Ex na família: Pálio Week 1.6 16v - Stile; Marea Week; Pálio 1.0 MPI - ex; Uno Electronic
Panorama S; Fiat 147 Rallye

Com a FIAT há 21 anos.

Imagem

MensagemEnviado: Seg Mar 01, 2010 12:03 am 

Data de registro: Sáb Nov 21, 2009 8:32 pm
Parabéns pelo tópico Fernando !!! :wink:

Azul Astral - Gas. Podium

OMEGA CD 98(última safra)
Couro original e câmbio automático

MensagemEnviado: Qua Abr 28, 2010 1:34 am 

Data de registro: Dom Abr 18, 2010 10:41 pm
Olá Fernando , meu nome é reinaldo sou um fã incondicional da fiat tenho dois carros da linha , e estou preparando um terceiro pra arrancada, quero dar um balho nos golzinhos que acham que são o ultimo biscoito do pacote, pretendo largar na turbo C , vou enfrentar aps com 2,4 cc, por isso preciso extrair o máximo do meu sevel. Estava lendo sua historia sobre os sevels, e gostaria de saber se vc pode me ajudar , ou talvez conheça alguem que possa, vou alterar a cilindrada do meu motor ja achei o pistão que tem maior diametro e menor altura e peso , mas preciso de uma arvore de manivelas com curso maior , exite dois tipos de motores 1.6 16v da fiat , um é o step A (com 86,4X67,4mm de diametro e curso o mesmo do sevel ) mas o step B ( possui 80.5X75,5mm de diametro e curso) o que eu preciso saber é o comprimento de biela e o curso da arvore do step B.
Desde já agradeço pela atenção, um abraço . Reinaldo.

carros que ja tive: 2X147 GL 79, 147 GLS 80, 147 L 81, 147 TOP 82, oggi CS 85, UNO 1.5R 89, UNO 1.6R 91, TEMPRA OURO 94, ELBA 1.6 IE 95(ainda tenho) , PALIO EL 1.5 96, TEMPRA HLX 97, UNO SMART 01, PALIO W. ELX 16V 02 (ainda tenho).
http://picasaweb.google.com/luzianodec

MensagemEnviado: Qua Abr 28, 2010 9:13 am 

Data de registro: Sáb Nov 21, 2009 8:32 pm
Reinaldo; seja muito bem vindo ao clube !!! :wink:

Se apresenta nesse tópico contanto como conheceu o clube e se sempre gostou dos carros da marca FIAT: viewforum.php?f=10

Atualize seu perfil; vai no seu campo de "painel de controle de usuário", depois em PERFIL(colocando sua LOCALIZAÇÃO) e por fim, vai em ASSINATURA(colocando os dados do seu CARRO).

.

Azul Astral - Gas. Podium

OMEGA CD 98(última safra)
Couro original e câmbio automático

MensagemEnviado: Qua Abr 28, 2010 11:20 am 
Site Admin

Data de registro: Qua Abr 11, 2007 10:51 am
reinaldodec escreveu:
Olá Fernando , meu nome é reinaldo sou um fã incondicional da fiat tenho dois carros da linha , e estou preparando um terceiro pra arrancada, quero dar um balho nos golzinhos que acham que são o ultimo biscoito do pacote, pretendo largar na turbo C , vou enfrentar aps com 2,4 cc, por isso preciso extrair o máximo do meu sevel. Estava lendo sua historia sobre os sevels, e gostaria de saber se vc pode me ajudar , ou talvez conheça alguem que possa, vou alterar a cilindrada do meu motor ja achei o pistão que tem maior diametro e menor altura e peso , mas preciso de uma arvore de manivelas com curso maior , exite dois tipos de motores 1.6 16v da fiat , um é o step A (com 86,4X67,4mm de diametro e curso o mesmo do sevel ) mas o step B ( possui 80.5X75,5mm de diametro e curso) o que eu preciso saber é o comprimento de biela e o curso da arvore do step B.

Seja bem vindo ao Fiat Clube :D

Indenpendente da resposta do Fernando fique a vontade para utilizar a busca do nosso fórum, fiz algumas buscas e identifiquei alguns tópicos que além de informar o que você precisa dão mais informações que eventualmente serão importantes no seu trabalho:

Dados técnicos: 1.6 "Corsa Lunga" mpi 16v STEP B Gasolina:
viewtopic.php?f=6&t=2435

[Técnica] Segredos da relação R/L - Qualidade em Números:
viewtopic.php?f=6&t=107

Transformação:
viewtopic.php?f=41&t=1818

Tenha em mente também que a cilindrada, em tese, pode chegar próximo aos 2.2 litros nesses blocos, embora um R/L aceitável para giros altos esteja sempre antes dos 1.9 litros. Isso se não for utilizar recursos de contrapesos no virabrequim, porque se for então pode-se "abusar" da cilindrada. Apesar de que já que é turbo, então a cilindrada em sí é apenas um dos componentes, não devendo ser vista isoladamente já que quanto mais sobe mais piora o R/L e induz a quebras/desgastes por excesso de vibração.

valeu

Ex: Uno 1.6R - Black
Ex na família: Pálio Week 1.6 16v - Stile; Marea Week; Pálio 1.0 MPI - ex; Uno Electronic
Panorama S; Fiat 147 Rallye

Com a FIAT há 21 anos.

Imagem

MensagemEnviado: Qua Abr 28, 2010 12:48 pm 

reinaldodec escreveu:

olá,

se quiser montar um 1.8 ou 1.9 utilize o virabrequim do brava e marea 2003 com motor 1.6,ou mesmo do linea.

do resto o Deró já respondeu.

qualquer duvida me ligue que terei prazer em responder.

abraço.

MensagemEnviado: Sex Abr 30, 2010 9:23 pm 
Site Admin

Data de registro: Qua Abr 11, 2007 12:17 am
reinaldodec escreveu:
Olá Fernando , meu nome é reinaldo sou um fã incondicional da fiat tenho dois carros da linha , e estou preparando um terceiro pra arrancada, quero dar um balho nos golzinhos que acham que são o ultimo biscoito do pacote, pretendo largar na turbo C , vou enfrentar aps com 2,4 cc, por isso preciso extrair o máximo do meu sevel. Estava lendo sua historia sobre os sevels, e gostaria de saber se vc pode me ajudar , ou talvez conheça alguem que possa, vou alterar a cilindrada do meu motor ja achei o pistão que tem maior diametro e menor altura e peso , mas preciso de uma arvore de manivelas com curso maior , exite dois tipos de motores 1.6 16v da fiat , um é o step A (com 86,4X67,4mm de diametro e curso o mesmo do sevel ) mas o step B ( possui 80.5 X 75,5mm de diametro e curso) o que eu preciso saber é o comprimento de biela e o curso da arvore do step B.

O curso do corsa lunga (Step B e 1.9 do Linea) é de 78,4mm e a biela tem 128,52mm de comprimento entre eixos

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 12 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2  Próximo

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas